NÚCLEO PEDAGÓGICO

Diretor: 

E-mail: desornpe@educacao.sp.gov.br
 

Adriana Lemes Catharino
PCNP – Língua Portuguesa

Cibele Cristina Escudero
PCNP – Anos Iniciais

Darli Pantojo
PCNP de Anos Iniciais

Daniela Faveron de Souza
PCNP de  Língua Portuguesa

Denise Alfarano
PCNP de Educação Especial

Fabio Henrique Barbosa
PCNP de Matemática

Fernanda Isaura Medeiros Mirim
PCNP – História

Francine Dell’Aringa da Silva Tomasi
PCNP Projetos da Pasta

Lucia Aparecida Arantes
PCNP Língua Estrangeira Moderna – Inglês

Luis Roberto R. de Mattos
​PCNP de Biologia

Marcia Maria Cassin de Lucena​
PCNP de  Língua Portuguesa

Márcia Regina Munhoz
PCNP de Tecnologia

Marcos Aurélio Ferreira
PCNP de Matemática

Michelina Ana Hoffer
​​PCNP da Escola da Família

Miriam Elena Cesar Almeida
PCNP de  Ed. Especial

Neara I.F.Lima
PCNP de  Ed. Física

Raquel Molina
PCNP de Geografia

Roberta Jorge Luz
PCNP de  Arte

Shirley Mayumi Kagiama Corrêa
PCNP de Matemática

Viviani Aparecida da Silva Rodrigues
PCNP de Ciências

Iara Rodrigues dos Reis Souza Mateus
Diretora do Núcleo Pedagógico

Atribuições: 

 
Artigo 73   Os Núcleos Pedagógicos, unidades de apoio à gestão do currículo da rede pública estadual de ensino, que atuam preferencialmente por intermédio de oficinas pedagógicas, em articulação com as Equipes de Supervisão de Ensino, têm as seguintes atribuições: 
 
I- implementar ações de apoio pedagógico e educacional  que   orientem   os   professores   na   condução   de procedimentos relativos a organização e funcionamento do currículo nas modalidades de ensino; 
II- orientar os professores: 
a) na implementação do currículo; 
b) na utilização de materiais didáticos e paradidáticos; 
III-  avaliar a execução do currículo e propor os ajustes necessários; 
IV- acompanhar  e  orientar  os  professores  em  sala de  aula,  quando  necessário,  para  garantir  a  implementação do currículo; 
V- implementar e acompanhar programas e projetos educacionais da Secretaria relativos à área de atuação que lhes é própria; 
VI- identificar necessidades e propor ações de formação continuada de professores e de professores coordenadores no âmbito da área de atuação que lhes é própria; 
VII- participar da implementação de programas de formação continuada, em articulação com a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores; 
VIII- acompanhar e apoiar reuniões pedagógicas realizadas nas escolas; 
IX- promover encontros, oficinas de trabalho, grupos  de  estudos  e  outras  atividades  para  divulgar  e  capacitar professores na utilização de materiais pedagógicos em cada disciplina; 
X- participar do processo de elaboração do plano de trabalho da Diretoria de Ensino; 
XI- elaborar o plano de trabalho do Núcleo para melhoria da atuação docente e do desempenho dos alunos; 

XII- orientar, em articulação com o Centro de Atendimento Especializado, do Departamento de Desenvolvimento Curricular e de Gestão da Educação Básica, as atividades de educação especial e inclusão educacional no âmbito da área de atuação que lhes é própria; 

XIII – acompanhar o trabalho dos professores em suas disciplinas e as metodologias de ensino utilizadas em sala de aula para avaliar e propor ações de melhoria de desempenho em cada disciplina; 
XIV- organizar o acervo de materiais e equipamentos didático pedagógicos; 
XV- articular com  o  Centro  de  Biblioteca  e  Documentação, do  Centro  de  Referência  em  Educação “Mário  Covas”  CRE, e com as escolas a implantação e supervisão das salas de leitura; 
XVI- analisar os resultados de avaliações internas e externas  e  propor  medidas  para  melhoria  dos  indicadores da educação básica, no âmbito da área de ​​atuação que lhes é própria.

Fonte: Decreto 57.141 de 18 de julho de 2011