Jeremias na escola – o protagonismo chega em quadrinhos-Escola Nazira Nagib J. M. Rodrigues

A Nazira Nagib é uma escola participante do Programa Ensino Integral do Estado de SP, lá todos os projetos são super dinâmicos, eles alteram de acordo com as dificuldades dos alunos. Desde o início do ano as aulas de Arte e Linguagens foram todas feitas com base em quadrinhos, mas a Grafic Novel Jeremias é a primeira que fazemos diretamente.

O primeiro momento do projeto iniciou em Agosto, já com o foco no dia da Consciência Negra. Durante esse mês livro ficou em sala para leitura por prazer.

No segundo momento iniciamos em setembro com a leitura coletiva (focando em como os autores, Rafael Calça e o Jefferson Costa colocaram as questões de racismo e preconceito no quadrinho). Também decidimos como iriamos fazer o produto final por assembléia (uma sala quis fazer teatro e outra um vídeo).

No terceiro momento, fizemos a planificação da história, pegamos as habilidades que eles tem dificuldade em português (coesão e coerência) e em matemática (usamos a nota do Jeremias para falar sobre fração e decimal, por exemplo), também incluímos uma habilidade que eles estão aprendendo: a identificação de verbos. Dentro do currículo de artes ainda fizemos uma atividade que mescla teatro e dança.

No quarto momento, em assembleia, os alunos decidiram qual seria o produto final do projeto: Uma sala optou por uma peça teatral e outra por um vídeo. Por meio de votação, os alunos definiram qual seriam os atores, logo iniciamos os ensaios e gravações.

No ultimo dia 14 de novembro fizemos a apresentação de parte do projeto. Contamos com a presença de Léo Silva que mais uma vez demonstrou toda a sua habilidade e inspirou muitos alunos! Rafael Calça e Jefferson Costa também estavam presentes para ver o trabalho que acompanhavam por email e pelo instagram. Que presente foi te-los na escola!

Que grande recepção! Que grande dia! No mesmo dia tivemos mais apresentações envolvendo dança, teatro e música, além de um desfile de turbantes. O projeto ainda não acabou, terá mais até a culminância no dia 6 de dezembro às 13h.

Toda a equipe escolar e alunos de todas as salas participaram.

Texto e fotografias da professora de Arte Viviane Fontes.